
(Foto: Sabrina Morello)
Em uma terça-feira qualquer me despedi das três amigas no boteco (daqueles bem simples, que só têm pinga, litrão de cerveja e toca Caetano). Minhas amigas também são todas jornalistas (afinal, jornalista anda com jornalista). Saí do bar com dor de barriga – que não eram gases, muito menos cólica – mas sim de tanto rir. O que nos rendeu gargalhadas foi um ranking que fizemos com as cinco principais atitudes que nos irritam nos homens, mais do que toalha molhada sobre a cama.
Levemente alcoolizada, cheguei em casa e fui direto para o computador – jornalista tem mania de passar a madrugada na internet mesmo depois de um dia cheio de pautas para cumprir – colocar no papel o papo com as amigas.
“5º lugar: homens que usam calça com chinelo, regata, xadrez com listrado ou derivados não têm vez. Para as mulheres, não tem nada pior do que passar duas horas se arrumando e sair com um cara mal vestido. Qual é a dificuldade em conciliar camiseta estampada com calça neutra e vice versa?
4º lugar: homens que falam do passado amoroso e se gabam disso. Mulheres abominam homens que revelam intimidades que tiveram com outras mulheres. Afinal, do mesmo jeito que você contou de outras para ela, pode contar dela para as próximas. Se quiser conquistar, seja o máximo com ela, em vez de dizer que já “pegou” centenas delas. Sem contar que sim, mulheres sentem ciúmes do passado (por mais que pareça ridículo para vocês).
3º lugar: o machismo. É engraçado pensar que em pleno século 21 ainda haja homens que acham que lugar de mulher é na cozinha, “pilotando” o fogão, passando roupas ou cuidando da casa. A prova de que existe machismo é que quando uma mulher faz um comentário inteligente à mesa do bar sobre futebol, todos os homens arregalam os olhos para ela. Sim, mulheres podem dirigir, dividir a conta, ter independência financeira e gostar de futebol e de luta.
Atenção sexo masculino: mulher não é igual sashimi, que se come cru
2º lugar: homens sexualmente afoitos. Atenção sexo masculino: mulher não é igual sashimi, que se come cru. A mulher precisa ser estimulada. Até boneca inflável precisa ser cheia. Aprendam a diferença: homem é como fogão, apertou o botão e acendeu o fogo. Já a mulher é como uma fogueira, é preciso colocar lenha e ter calma para acender. Tão difícil de entender?
Primeiríssimo lugar: a falta de romantismo. As mulheres se derretem por homens que ainda abrem a porta do carro, dão flores e chocolates sem data marcada. Por mais que todas nós tenhamos lutado por igualdade entre os sexos, não abrimos mão de sermos mimadas e paparicadas por vocês. Homens ignorantes, valentões e mal educados não têm vez.”
Fechei meu computador e antes de dormir concluí que homem é igual cabelo. Um dia a gente prende, no outro a gente alisa ou enrola. Dá uma cortada quando precisa. Mas no fim, nenhuma mulher consegue ficar careca.